segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Papel de parede: aplicação prática e belos efeitos

Aplicado em casas européias desde 1481 e febre no Brasil entre os anos 60 e 70, o papel de parede volta com tudo e é novamente o queridinho dos decoradores, garante a arquiteta Vanessa Trad. Ela diz que, apesar de sair mais caro do que uma pintura convencional, essa solução proporciona amplas opções de cores, texturas, motivos e acabamentos.

Uma das vantagens do papel de parede, comenta a arquiteta, é a praticidade. “Além de evitar a sujeira que uma pintura faz, a aplicação é muito rápida. Normalmente, o produto é fixado com cola a base de água, não causando poeira e dificilmente alergias, algo muito importante, principalmente para aplicações em quartos infantis”, diz a arquiteta.



Para os que querem obter o efeito de amplitude, ensina Vanessa, o recomendado é escolher cores claras, com riscas verticais. “Se o papel for utilizado do chão ao teto, dará a impressão de um pé direito mais alto” comenta ela, acrescentando que riscas na horizontal fazem o ambiente parecer mais longo. Para os espaços intimistas, a arquiteta recomenda cores quentes, com motivos grandes. “Se aplicado também no teto, dará a sensação de que é mais baixo”.

Esconder imperfeições de aplicação do papel de parede não é nada fácil, comenta Vanessa, e faz algumas recomendações. “Opte por materiais mais grossos e pesados, que além de esconderem as fissuras terão uma menor probabilidade de rasgar”.

Vanessa sugere também soluções para os quartos das crianças. “É interessante pensar na longevidade da decoração, ou seja, motivos e cores que possam ser utilizados depois que o ocupante do quarto crescer. Para adequar o ambiente à idade das crianças, os objetos a utilizar para completar a decoração podem ser substituídos, sem necessidade de trocar o papel de parede”.



“Aos que querem decorar lavabos, salas de banho, cozinhas ou salas, ambientes que ficam mais expostos à poluição, sujidade e umidade – continua a arquiteta, é importantíssimo atentar às especificações do produto, preferencialmente utilizar papéis de parede revestidos com vinil, pois eles são mais resistentes e possibilitam uma limpeza rápida com sabão neutro e água”.

Vanessa recomenda que, previamente a aplicação, é necessário fazer um pequeno teste passando pano úmido em uma pequena região do papel, “pois assim é possível verificar se o material não desbota”.

A arquiteta recomenda ainda que a escolha do papel de parede não pode ser feita com o produto no chão ou sobre a mesa. “Visualize-o em seu ambiente natural: a parede. Isso contribuirá muito para dar uma boa ideia de como será o resultado final”.

A profissional ensina que antes da aplicação do papel de parede deve ser feita uma análise minuciosa do ambiente, o que, segundo ela, também fará a diferença para o bom resultado final. “O direcionamento de um profissional pode evitar dores de cabeça posteriores, já que se trata de um produto frágil e que deve ser estudado antes da aplicação, de acordo com o ambiente onde será colocado”, recomenda.

“Quem não quer contratar um profissional da área, preferindo tomar para si a tarefa, deve fazer um teste, trabalhando numa pequena área, para saber se conseguirá executá-la. É preciso ter em conta que a colocação de papel de parede é algo que demanda tempo, paciência e habilidade”.

A arquiteta ressalta ainda que buscar um novo ambiente para a sala, o quarto, ou até mesmo o banheiro não é sinônimo de altos gastos. “A aplicação do papel de parede pode ser feita em uma única parede do ambiente ou em pequenos espaços, utilizando papéis mais neutros para valorizar as peças existentes no ambiente”, finaliza Vanessa Trad.

Fonte: Imovelweb

Postagens populares